quarta-feira, 6 de julho de 2011
Mais lesões do que músculos
Olá a todos,
Há algumas semanas atrás li num jornal um pequeno artigo, entretanto, de suma importância.
Uma pesquisa realizada pela Secretaria da Saúde de São Paulo em 2010, observou que 90% das pessoas não passam por uma avaliação antes de iniciar uma atividade física. O estudo investigou 700 pacientes do ambulatório médico esportivo do Hospital Estadual Ipiranga.
Antes de iniciar um programa de exercícios, é essencial fazer uma avaliação para prevenir e evitar lesões.
Segundo o médico do esporte e diretor científico da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício do Esporte, Ricardo Munir Nahas, a avaliação é fundamental para a prescrição do exercício, pois servirá de base para definir a intensidade do programa. "Uma pessoa acima do peso, por exemplo, não deve sobrecarregar suas articulações. O ideal é procurar um profissional especializado o qual indicará a prática de uma atividade de baixo impacto,” explica Nahas.
Tenho recebido alguns clientes que tiveram lesões durante a prática do Pilates, e vieram me procurar para tratamento.
Como sempre mencionei nos cursos que ministrei, antes de tudo, o instrutor(a) de Pilates (seja ele educador físico ou fisioterapeuta) é um PROMOTOR(a) DE SAÚDE. Portanto, é ESSENCIAL que cada pessoa que deseja iniciar a prática do método passe por uma avaliação criteriosa com um profissional capacitado.
Uma cliente me procurou com tendinopatia do tendão de Aquiles. Após 3 ou 4 atendimentos, e com base no questionamento da avaliaçao, concluiu ela que sua lesão havia ocorrido no studio de Pilates que costumava frequentar. Fiquei surpreso quando acrescentou "pelo atendimento que você oferece aqui, vejo que o instrutor não tinha uma formação de Pilates. Eu ficava 40 minutos no chão só respirando, e depois eu fazia 1 ou 2 exercícios."
Questionei se ela fazia algum exercício com dor. Sim, disse ela. "O professor dizia que eu era forte, e que poderia continuar." Segundo a Cinesiologia (ciência que estuda o movimento), nenhum exercício deve ser realizado com dor, a não ser, a sensação de alongamento que, para alguns, produz uma sensação desagradável ou dolorosa. Outras pessoas gostam da sensação do relaxamento de músculos e fáscia muscular.
Para finalizar, gostaria de orientar a você, adepto do método (com objetivo clínico, funcional ou estético) que consulte a formação do seu instrutor(a) e analise se há uma avaliação física criteriosa, bem como um acompanhamento dos exercícios que você realiza a cada aula.
Atenciosamente,
ft. Rodrigo Bernardes
Fonte: Site da Secretaria da Saúde de São Paulo
http://www.saude.sp.gov.br/content/tremupretr.mmp
Assinar:
Postagens
(
Atom
)